Saiba mais

Câncer de pênis atinge níveis recordes e casos de amputação crescem no Brasil

Brasil registra mais de 6 mil amputações em dez anos, aponta Ministério da Saúde
22/11/2025 18:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Câncer de pênis atinge níveis recordes e casos de amputação crescem no Brasil(foto: iStock)

Câncer de pênis atinge níveis recordes e casos de amputação crescem no Brasil

Apesar de raro, o câncer de pênis foi responsável por mais de 6 mil amputações nos período dos últimos dez anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

A prevenção, inclusive, pode ser simples, fazendo uso constante de água e sabão durante o banho. Todavia, além da higiene inadequada, a doença também está relacionada à infecção pelo HPV e à não remoção do prepúcio quando ele não pode ser completamente puxado para trás para expor a glande a fim de higienizá-la.

"O Brasil está na relação dos países com maior incidência de câncer de pênis. E uma das razões para isso é a falta de informação da população da sua existência, do diagnóstico tardio e de que dá para evitar a grande maioria dos casos com água e sabão e vacinação", disse Dr. Luiz Otavio Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O diagnóstico tardio do câncer de pênis pode acarretar amputação do órgão. Segundo o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, o Brasil atingiu a média de 645 pênis amputados por ano e mais de 6 mil casos de amputação.

O tratamento do câncer de pênis consiste na remoção da lesão por meio de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo do caso. No entanto, se a lesão for invasiva, são necessárias medidas mais agressivas, como a amputação de parte ou de todo o órgão.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram