Comissão avalia possibilidade do SUS ganhar PrEP injetável

23/11/2025 12:00
COMPARTILHE
Comissão avalia possibilidade do SUS ganhar PrEP injetável(foto: iStock)

Comissão avalia possibilidade do SUS ganhar PrEP injetável

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) vai avaliar a inclusão da forma injetável da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no SUS.

O parecer é o primeiro passo para a inclusão de qualquer tecnologia no SUS, cuja comissão pode ser favorável ou contrária à incorporação e analisa critérios científicos e econômicos, além de ouvir a população em consultas públicas.

O pedido, inclusive, foi feito pela farmacêutica GSK, produtora do cabotegravir, primeira PrEP injetável de longa duração aprovada para uso no Brasil, com apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O Ministério da Saúde, aliás, já vem avaliando as possíveis vantagens do medicamento, por meio da pesquisa ImPrEP CAB, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz. Em 2024, um balanço revelou que mais de 100 mil pessoas fazem uso da profilaxia, o método de prevenção contra o HIV/Aids.

Assuntos

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram