(foto: Divulgação)Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) designou Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Jundiaí, em São Paulo, como pontífice referencial para o acompanhamento pastoral de grupos católicos LGBT+.
A nomeação ocorreu no dia 17 de outubro, mas somente nesta última quarta-feira (19), foi oficializada, sendo considerado um ato inédito na história do Brasil.
“A nomeação foi recebida com profunda gratidão, reconhecendo que ela é fruto da caminhada fiel, madura e comprometida de todas e todos nós, cristãos leigos e leigas que têm testemunhado o Evangelho da dignidade, da misericórdia e da acolhida em nossas comunidades”, diz a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+, em postagem no Instagram.
“Esta conquista é resultado do trabalho e dedicação pastoral de grupos que há uma década lutam pela dignidade da fé de cristãos leigos e leigas LGBT+ na igreja e na sociedade, aliado ao diálogo e à parceria com o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Essa caminhada conjunta, ancorada no processo sinodal, fortaleceu aquilo que o Sínodo nos convida a viver de forma concreta: comunhão, participação e missão”, acrescenta a nota.
Por fim, a publicação destaca que a nomeação de Dom Arnaldo reforça que “a sinodalidade acontece quando o povo de Deus caminha unido, discernindo novos caminhos de cuidado pastoral e presença evangelizadora”, conclui.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

