(foto: iStock)Eslováquia aprova lei que exclui famílias LGBT+ e vira alvo da UE
A Comissão Europeia anunciou, nesta última sexta-feira (21), a abertura de um processo de infração contra a Eslováquia após o país aprovar uma emenda constitucional que estabelece a supremacia das leis nacionais sobre a legislação da União Europeia em questões de identidade de gênero, família e conteúdo escolar.
Com essa alteração drástica, a nova redação da Carta Magna passa a reconhecer apenas dois gêneros “biologicamente determinados”, o que para ativistas representa um retrocesso nos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
A mudança foi aprovada em setembro pelo governo do primeiro-ministro Robert Fico, e o novo texto constitucional estabelece que apenas os gêneros masculino e feminino serão reconhecidos oficialmente, determina que currículos escolares sigam as “posições culturais e éticas” previstas na Carta Magna e endurece regras de adoção, excluindo casais homossexuais.
As medidas, inclusive, fazem parte de uma agenda conservadora que Fico tem movimentado desde sua retomada ao poder. A guinada também observou atacados os princípios da democracia liberal, com sua defesa da redução do número de partidos na Eslováquia e insinuação de que a União Europeia poderia entrar em colapso.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

