(foto: iStock)Orgasmo enquanto dorme? Especialistas explicam por que isso é normal
O ato de sentir orgasmo durante o sono, apesar de ser algo bastante curioso aos olhos de muitos, é extremamente comum tanto em homens quanto em mulheres.
Durante o sono, há ativação do sono REM, que ocasiona o aumento da lubrificação vaginal nas mulheres e a possibilidade de ereções em homens, além do pico de prolactina, o que facilita a descarga orgástica. No público masculino, o fenômeno é conhecido popularmente como polução noturna.
"Nesse período, acontece também uma ativação mais espontânea do sistema nervoso autônomo. Então, a ocorrência do orgasmo pode acontecer sem, necessariamente, um estímulo consciente", declarou Priscilla Frauches, ginecologista da Clínica Mantelli, em entrevista à CNN Brasil.
Para as mulheres, ainda não há um termo médico como definição, mas também é comum e pode acontecer em qualquer fase do ciclo menstrual, sendo mais comum no período ovulatório. "Durante a ovulação, temos um pico de estradiol que facilita o aumento do fluxo sanguíneo genital, a lubrificação e a sensibilidade dos receptores. Junta isso com a ativação do sistema nervoso autônomo, há a predisposição para o orgasmo noturno acontecer", disse a profissional.
Durante um orgasmo noturno, o corpo pode experimentar uma série de contrações musculares involuntárias, principalmente na região da vagina e no colo do útero, características do clímax, além do aumento da frequência cardíaca. "Isso acontece porque o cérebro está menos ligado, está menos preocupado com os nossos tabus e com as nossas dores", explicou a sexóloga e terapeuta sexual Tamara Zanotelli.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

