Entenda o motivo

Casais lésbicos lideram estatísticas de divórcio entre uniões homoafetivas, revela levantamento

As taxas de separação permanecem estáveis entre casais LGBTQIAPN+, com pico entre mulheres
27/11/2025 10:30
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Casais lésbicos lideram estatísticas de divórcio entre uniões homoafetivas, revela levantamento(foto: iStock)

Casais lésbicos lideram estatísticas de divórcio entre uniões homoafetivas, revela levantamento

Possuímos o entendimento de que a separação entre casais héteronormativos é algo comum e que ocorre de forma contínua, a cada ano. Entre a comunidade LGBTQIAPN+, as taxas de divórcio é elevada entre casais lésbicos.

De acordo com dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), em 2019 ,cerca de 56% dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram entre mulheres. Todavia, a taxa de divórcio entre lésbicas foi muito maior, com 72% dos divórcios entre pessoas do mesmo sexo envolvendo casais lésbicos, cerca de três vezes maior do que entre gays.

A taxa de divórcio entre lésbicas foi de 78% em 2016, 74% em 2017 e 75% em 2018. Todavia, ainda que casamentos entre pessoas do mesmo sexo tenham aumentado de forma drástica desde 2014, quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado na Inglaterra, País de Gales e Escócia, a taxa de divórcio permaneceu constante. Na maioria dos divórcios, o motivo parece ser o chamado "comportamento inadequado",

Considerando que os casamentos entre casais lésbicos e gays que terminam em divórcio duram períodos, entre 4,1 anos para mulheres e 4,3 anos para homens. Segundo um profissional do direito de família, os fatores que levam as lésbicas ao divórcio são os mesmos que levam as mulheres em casamentos heterossexuais a pedir o divórcio em uma taxa aproximadamente duas vezes maior que a dos homens: desigualdade, adultério ou violência doméstica.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram