(foto: iStock)UE pressiona países conservadores a reconhecerem casamentos LGBTQIA+ feitos no exterior
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que todos os países do bloco devem reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo formalizados em outro Estado-membro.
Segundo informações do portal g1, a Corte avaliou que o governo polonês agiu de forma irregular ao negar validade ao casamento quando o casal retornou ao país. Além disto, as autoridades polonesas justificaram a recusa com base na legislação nacional, que não permite o casamento homoafetivo.
A decisão tem impacto direto em países que ainda proíbem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, como Romênia, Bulgária, Eslováquia e a própria Polônia. Neste sentido, as autoridades se veem obrigadas a reconhecer uniões realizadas no exterior entre cidadãos europeus.
O tribunal, porém, esclareceu que sua orientação não obriga os Estados a legalizarem o casamento homoafetivo internamente. A exigência se limita ao reconhecimento de uniões celebradas em países onde elas são permitidas.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

