(foto: iStock)Maranhão se torna o 4º estado do Nordeste em número de casos de HIV
O Maranhão passou a figurar na quarta colocação entre os estados do Nordeste em número de pessoas vivendo com HIV/Aids, com 1.034 casos notificados em 2025.
Os dados são do Boletim Epidemiológico HIV e Aids 2025, do Ministério da Saúde, e colocou o estado atrás apenas de Bahia, Pernambuco e Ceará no ranking regional.
Ainda segundo os dados oficiais, o período entre 15 e 24 anos de idade respondeu, ao longo dos últimos dez anos, por até 15% do total de novos diagnósticos. Para os especialistas, isso demonstra a importância do cuidado especial com a prevenção nessa faixa etária, especialmente quando comparada a outras.
Outro fator que chama a atenção e favorece o contágio é o uso baixo de preservativos entre os jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os anos de 2014 e 2022 o percentual de adolescentes que utilizaram preservativos durante a última relação sexual caiu de 70% para 61% entre os meninos e de 63% para 57% entre as meninas.
Em relação à mortalidade por HIV/Aids, o Maranhão acumula cerca de 8.084 óbitos entre os anos de 2014 e 2024, o que o posiciona como o 5º estado com maior número absoluto de mortes no Nordeste, à frente de estados como Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

