(foto: iStock)Clamídia: infecção bacteriana lidera casos de IST no mundo
A clamídia é considerada a IST mais prevalente em todo o mundo, sendo uma infecção sexualmente transmissível que contamina cerca de 131 mil pessoas, principalmente jovens entre 15 e 24 anos de idade, anualmente.
As infecções, causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis, se espalham por contato sexual, quando o fluido vaginal ou sêmen contendo a bactéria que causa a clamídia passa de uma pessoa para outra.
O contato sexual inclui todos os tipos de sexo, incluindo o sexo que não envolve penetração ou ejaculação. A infecção por clamídia pode causar várias complicações. Além disto, infecções não tratadas podem provocar danos tubários e levar à infertilidade.
Pelo menos cerca de 3% dos homens atendidos em clínicas de IST, sem sintomas nos órgãos genitais e urinários, são portadores da bactéria C. trachomatis. Assim como nas mulheres, é comum a infecção passar despercebida, mas ela pode causar complicações exatamente por demorar para ser notada.
A terminologia infecção sexualmente transmissível (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidos principalmente por contato sexual, sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

