Terror

Ativista queer relata abuso, ameaças e violência após ser detido no Catar: "Vasculharam tudo"

Relato expõe repressão e violência institucional contra pessoas LGBTQIAPN+
09/01/2026 10:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Dennis van Wanrooij(foto: Reprodução/Instagram)

Dennis van Wanrooij

Dennis van Wanrooij, que atua como ativista de direitos humanos, relatou ter sido detido arbitrariamente, interrogado, humilhado e expulso do Catar após ser identificado como pessoa queer durante uma viagem turística a Doha, em dezembro de 2025.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele relatou que sua prisão durou cerca de 16 horas, mas foi o suficiente para torná-lo alvo de violação de privacidade, abuso psicológico, exposição de fotos íntimas, privação de água e comida, além de ameaças explícitas.

Dennis, que possui cidadania holandesa e brasileira, viajava com o parceiro para participar de uma conferência de ativistas em Katmandu, no Nepal, e caminhava sozinho pelo mercado turístico Souq Waqif quando foi abordado por homens à paisana que se identificaram como policiais. “Achei que fosse uma piada. Eram oito homens sem uniforme. De repente, começaram a me empurrar e disseram que eu seria levado à delegacia”, contou.

“Eles vasculharam tudo sem meu consentimento: fotos, aplicativos, mensagens. Perguntavam repetidamente se eu era mulher, por que numa das fotos eu usava esmalte, saia, maquiagem, por que alguém com barba usaria vestido”, disse o ativista, que se identifica como não binário, com expressão de gênero fluida.

“Uma mulher foi chamada para avaliar se nossas roupas eram ‘adequadas’. Ela apontou para nossas unhas e disse que esmalte era coisa de mulher. Aquilo foi tratado como uma infração moral”, relembrou ele. Dennis e o parceiro tiveram de remarcar voos, pagar taxas extras e alterar toda a rota de retorno para evitar até mesmo uma conexão no Catar, sofrendo um prejuízo de R$ 12 mil.

“Não houve crime, não houve acusação legal. Houve apenas a criminalização da minha existência”, apontou ele. “Meu caso não é exceção. É parte de um sistema que trata pessoas queer como uma ameaça moral”, lamentou Dennis.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram