(foto: iStock)Homofobia pode estar ligada a menor nível de inteligência, diz estudo
Um fator óbvio virou alvo de um estudo científico e revelou: ser homofóbico pode significar ser menos inteligente também.
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado no periódico Intelligence, a análise mostrou que pessoas com mais habilidades cognitivas, ou seja, mais inteligentes aos olhos da ciência, tendem a ser menos preconceituosas.
"Essas são correlações conhecidas entre baixas habilidades cognitivas e o apoio à atitudes preconceituosas ou contra a igualdade", escrevem os cientistas. "O nosso estudo contribui para o conhecimento em torno do tema provendo a primeira análise entre a habilidade cognitiva e atitudes contra questões LGBT com uma população fora dos EUA."
Os estudiosos reuniram dados de mais de 11 mil australianos a partir de relatórios realizados em 2012 e 2015 no país, e afirmam ainda que a tendência ocorre independente da educação e da condição econômica dos participantes.
"Nossos resultados sugerem que as habilidades cognitivas têm um papel crítico no preconceito. Sugerimos um foco maior nas pesquisas sobre habilidades cognitivas e uma integração desse fatos aos modelos de estudo do preconceito", afirmam os pesquisadores.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

