
Estudo revela baixo uso de preservativo entre homens heterossexuais no Brasil
Um estudo científico focado no comportamento sexual de homens cisgênero brasileiros trouxe dados sobre o nível de uso de preservativos durante relações íntimas.
Segundo foi publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, o trabalho, conduzido por pesquisadores de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, analisou as respostas dadas por 30 mil homens sexualmente ativos, coletadas a partir da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.
Os resultados revelam que apenas 25,7% dos héteros usaram camisinha em todas as relações sexuais no último ano. Já entre homens gays e bissexuais, esse indicador foi de 56,3%. No caso da última relação, enquanto 80,5% dos indivíduos homoafetivos declararam ter utilizado preservativo durante a atividade sexual, somente 41,1% dos héteros o fizeram.
Entre os participantes que moram com o parceiro, a equipe constatou que 37,9% dos homens que se identificam como gays ou bissexuais fazem uso contínuo de preservativo. Entre os que não vivem com o cônjuge, esse percentual foi de 62,4%. O padrão se aplica também aos heterossexuais: apenas 13,4% dos que vivem com sua parceira usam camisinha, contra 57% dos que não moram com a companheira.

