(foto: Reprodução/Globoplay)Breno, Marcelo e Matheus no BBB 26
Na madrugada desta última quinta-feira (22), durante a primeira Festa do Líder do BBB 26, Marcelo chorou após indisposição com Matheus, e apontou que ficou mal diante de uma suposta atitude homofóbica do colga de confinamento.
“Ele desfilou como se fosse um ‘viado’. Eu fiquei hiper incomodado. Qual a necessidade de uma pessoa fazer uma coisa dessas?”, comentou Marcelo, em conversa com Breno e Marciele. Posteriormente, o médico surgiu aos prantos, visivelmente decepcionado.
Nas redes sociais, a situação provocou um grande debate entre o público do BBB 26, e houve, inclusive, quem apontasse uma problematização desnecessária no assunto polêmico.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o advogado Victor de Carvalho apontou que, em tese, a situação se configura, de fato, como homofobia. No entanto, cada caso deve ser analisado com cautela.
A imitação de trejeitos de forma pejorativa pode caracterizar homofobia se ficar demonstrado que houve intenção de ridicularizar, inferiorizar ou reforçar estereótipos negativos contra pessoas LGBTQIAPN+. “O contexto, a intenção do agente, a repercussão do ato e a forma como foi praticado são elementos essenciais para essa avaliação. Além da esfera criminal, a conduta também pode gerar responsabilização civil por danos morais”, explicou ele.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

