(foto: iStock)80 assassinatos de pessoas trans no Brasil foram registradas em 2025
Um dossiê revelou que pelo menos cerca de 80 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil em 2025.
De acoordo com o estudo divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o número apresenta uma queda de 34,4% em relação às 122 mortes contabilizadas em 2024.
Apesar disto, a associação aponta que o Brasil pelo 17º ano consecutivo como país mais perigoso para a população trans em todo o mundo. De acordo com o dossiê, a vítima mais nova tinha 13 anos, e o pperfil das vítimas é majoritariamente de “jovens trans negras, empobrecidas, nordestinas e assassinadas em espaços públicos, com requintes de crueldade”.
Segundo a presidente do Antra, Bruna Benevides, isso ocorre porque o Estado brasileiro ainda não produz dados próprios com esse recorte, e se baseia apenas em informações publicadas em reportagens, redes sociais e fontes não governamentais.
“A ausência de registros em determinados estados está diretamente relacionada à subnotificação estrutural, à invisibilidade das identidades trans nos boletins de ocorrência, à recusa institucional em reconhecer crimes como transfóbicos e à dependência quase exclusiva da mídia para o mapeamento dos casos. Em locais onde a imprensa cobre menos a pauta ou onde há maior precariedade institucional, as mortes simplesmente não entram nos registros”, declarou Bruna Benevides.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

