(foto: iStock)Câncer de pênis provoca quase 3 mil amputações no Brasil
O câncer de pênis levou a mais de 2,9 mil amputações no Brasil entre 2021 e 2025, segundo dados do Ministério da Saúde compilados pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
O levantamento oficial, inclusive, registrou outras 2,3 mil mortes pela doença no período, com as regiões Norte e Nordeste concentradas entre os casos mais graves e os maiores índices de mortalidade devido ao acesso limitado à informação e aos serviços de saúde.
Além disto, homens acima de 50 anos são os mais afetados, mas é preciso atenção aos sintomas. Feridas que não cicatrizam, sangramento, secreção com cheiro forte, alterações na cor da pele e nódulos na virilha são indicativos do câncer de pênis.
A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), inclusive, lança uma campanha de conscientização neste mês de fevereiro, com alerta de que a doença é evitável com higiene adequada, vacinação contra o HPV e cirurgia de fimose.
"Apesar de ser uma doença amplamente prevenível, o câncer de pênis ainda provoca mutilações evitáveis todos os anos no Brasil, principalmente em decorrência do desconhecimento. A falta de informação faz com que muitos homens só procurem atendimento quando a doença já está em estágio avançado", afirmou Roni de Carvalho Fernandes, presidente da SBU.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

