Entenda

Mulheres trans não têm vantagem no esporte após terapia hormonal, indica estudo

Pesquisa aponta aproximação física entre mulheres trans e cis após hormonioterapia
07/02/2026 16:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Mulheres trans não têm vantagem no esporte após terapia hormonal, indica estudo(foto: iStock)

Mulheres trans não têm vantagem no esporte após terapia hormonal, indica estudo

Uma nova revisão científica fez análises acerca dos desempenhos físico de mulheres trans no esporte, e indicou que não apresentam vantagens competitivas em relação a mulheres cisgênero após passarem por meses de terapia hormonal.

O levantamento, que reuniu resultados de cerca de 50 estudos, com um total de 6.485 pessoas analisadas, incluindo mulheres e homens trans, além de participantes cisgênero, com idades entre 14 e 41 anos, apontaram que indicadores como força muscular, condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória vão se aproximando dos observados entre mulheres cis.

Ainda que com aspectos citados por críticos da inclusão, os resultados apresnetados não sustentam a ideia de uma “vantagem natural”. Embora mulheres trans possam manter maior massa muscular em comparação com mulheres cis após um a três anos de terapia hormonal, os estudos indicam que elas também apresentam níveis de gordura corporal significativamente mais altos do que homens cis.

Além disto, não foram encontradas diferenças relevantes na força da parte superior e inferior do corpo, nem no consumo máximo de oxigênio, um dos principais marcadores de aptidão física.

Segundo os autores, “a pesquisa contínua sobre as trajetórias fisiológicas e psicossociais entre atletas transgêneros com diversas características demográficas e clínicas permanece essencial para o desenvolvimento de estruturas equitativas que equilibrem justiça, inclusão e rigor científico”.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram