(foto: iStock)Sexo anal dói? Saiba o que é normal e o que pode ser sinal de alerta
Durante o ato do anal, sentir um desconforto no início da relação ao ser penetrado é comum, afinal, ao contrário da vagina, o ânus é mais apertado e não tem lubrificação própria. Todavia, a dor constante pode indicar problemas de saúde.
O prazer na região anal não está relacionado apenas ao estímulo da próstata: por ser uma área muito inervada, sensível e próxima aos genitais, faz com que o estímulo, seja com o pênis, brinquedos, mãos ou boca, possa ser prazeroso.
O desconforto, chamado de anodispareunia, pode ser um indicativo de problemas de saúde, e surge num primeiro momento durante a penetração é esperado, já que entre o ânus e o canal anal estão localizados o esfíncter e os pontos de sensibilidade à dor.
Caso a dor seja presente, pode ser indicativo de algo mais grave, como hemorroida trombosada (quando uma hemorroida interna ou externa está rompida), fissura, fístula e ISTs (sífilis e herpes), que causam inflamação ou úlcera no ânus.
O procedimento médico será recomendado de acordo com cada caso. Entre as possibilidades está o uso de pomadas para fissuras. Os profissionais mais indicados para fazer uma avaliação são os médicos coloproctologista, cirurgião do aparelho digestivo e o gastroenterologista. Psicólogos e terapeutas pélvicos também podem auxiliar no processo de cura.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

