(foto: Reprodução/YouTube)Abel Braga, técnico do Internacional
O técnico Abel Braga, do Sport Club Internacional, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a cinco jogos de suspensão a serem cumpridos no Campeonato Brasileiro, por comentários de cunho homofóbicos feitos no ano passado.
Em decisão tomada nesta última quinta-feira (12), a punição passa a contar apenas a partir desta sexta (13), e o diretor técnico poderá normalmente estar com os jogadores e comissão técnica no jogo contra o Palmeiras, no Beira-Rio.
Abel Braga, inclusive, foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios, desdenhosos ou ultrajantes relacionados a preconceito, incluindo orientação sexual. Caso seja condenado, o treinador pode sofrer punição que varia de cinco a dez jogos de suspensão, sanção prevista para situações consideradas graves dentro do regulamento desportivo.
A representação contra o técnico foi apresentada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, organização carioca sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+. À época, a repercussão negativa foi justificada pelo próprio, que tentou relacionar a situação à morte de seu filho, João Pedro, em 2017, argumentando que alguém que passou por tamanha dor não poderia ser homofóbico.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

