(foto: iStock)Bebê passa a ter duas mães no registro civil após decisão da Justiça em SP
A Justiça de São Paulo autorizou o registro civil de um bebê com o nome de duas mães após um caso de inseminação caseira realizado em Campinas, interior do estado.
A decisão reconhece a dupla maternidade desde o nascimento e garante que ambas passem a constar oficialmente como responsáveis legais pela criança, consolidando um entendimento cada vez mais presente no Judiciário brasileiro sobre famílias formadas a partir de diferentes arranjos afetivos.
O caso envolve um casal de mulheres que decidiram realizar uma inseminação caseira utilizando o material genético de um doador conhecido. Após o nascimento do bebê, apenas a mãe que gestou a criança foi inicialmente registrada na certidão de nascimento, o que levou a companheira a recorrer à Justiça para garantir o reconhecimento formal de sua maternidade e assegurar seus direitos legais em relação à criança.
Ao analisar a ação, o Judiciário entendeu que havia provas suficientes de que a decisão de ter um filho foi tomada de forma conjunta, dentro de um projeto familiar planejado pelo casal desde o início. Com a decisão, o bebê passa a ter oficialmente duas mães no registro civil, assegurando a ambas direitos como guarda, convivência, responsabilidade legal e benefícios previstos em lei.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Observatório G.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

