O vocabulário LGBT é recheado de palavras e gírias divertidas que fazem parte do Pajubá, nome dado à linguagem criada pela comunidade LGBT. Entretanto, ao lado de expressões populares como “lacre”, “close”, “ir de Angélica”, existem conceitos importantes relacionados à compreensão da orientação sexual e da identidade de gênero.
Para reunir tudo isso em um só lugar, a loja de roupas The Pride editou seu próprio Dicionário LGBT+, com aproximadamente 600 verbetes. No Dicionário, constam termos típicos do Pajubá, definições sobre orientação sexual e identidade de gênero, além de muitas palavras criativas com significados bem diferentes do que poderíamos imaginar.
O Dicionário LGBT+ funciona como um glossário de utilidade pública, um guia prático para consulta quando nos deparamos com alguma dúvida. Ao longo da leitura, ao mesmo tempo em que encontramos termos engraçados e criativos, é possível entender melhor os outros, descobrindo significados como androginia, assexual, agênero, não-binário, kink, drag, travesti, pansexual etc.
Na visão de Caio Rocha, sócio-fundador da The Pride Moda LGBT, a cultura da diversidade exige empatia e, por isso, é preciso conhecer os medos, dilemas e desejos de outros grupos que também fazem parte da família LGBT e, muitas vezes, acabam ignorados por não serem compreendidos.
“A falta de conhecimento sobre a comunidade LGBT é uma das principais barreiras na construção de uma sociedade que saiba respeitar as diferenças. Até mesmo dentro do nosso grupo, é comum as pessoas não saberem diferenciar gênero-fluido e não-binário, transexual e travesti”, disse Caio.
“Por isso, resolvemos catalogar todas essas definições junto a outras palavras divertidas, numa tentativa de estimular a leitura. Foi um sucesso quando divulgamos o material nas nossas mídias sociais”, completou.
O Dicionário LGBT+ é uma obra gratuita e pode ser um excelente passatempo nesse momento de isolamento. É possível baixar o livro gratuitamente no endereço: www.thepride.com.br/dicionario-lgbt/
Confira algumas das palavras que fazem parte do Dicionário LGBT+. Você conhece alguma delas?
- Angélica. O mesmo que táxi, palavra frequente na expressão “ir de Angélica”, isto é, pegar um táxi.
- Biscoitar. Comportamento em que o praticante faz de tudo para chamar a atenção e receber elogios, chamados de biscoito, especialmente nas mídias sociais; oferecimento esdrúxulo em busca de receber elogios e atenção; muitas vezes, o termo aparece junto a fotos sensuais, sem roupa ou seminudes.
- Demissexual. Tipo de orientação sexual caracterizada pela existência de laço erótico apenas após a formação de uma ligação emocional ou intelectual intensa.
- Equê. Algum tipo de mentira, enganação ou invenção.
- Fazer a Pêssega. Gíria que indica o comportamento de se fazer de bobo, desentendido, perdido, abestalhado; fazer a Kátia.
- Lash. Ato de bater cabelo buscando fazer a egípcia ou diminuir alguém, permanecendo sempre superior.
- Mitorô. A palavra indica o ato de urinar.
- Shade. A palavra vem do inglês e significa sombra; é muito utilizada na expressão “jogar shade” para indicar alguma indireta ou sarcasmo dirigido a outra pessoa; comentário ácido, venenoso.