Prefeitura do Rio distribui máscaras com bandeira LGBT para auxiliar o combate à Covid-19 e lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Toda a agenda da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) para o mês foi cancelada.
O órgão, que atua na promoção e defesa da comunidade LGBT, apresentou nesta quinta-feira (30), uma edição de máscaras reutilizáveis com às cores da bandeira do arco-íris.
Ao todo, foram fabricadas 500 máscaras que serão distribuídas gratuitamente. A data foi criada em 2004 para debater com a sociedade a situação alarmante sobre a discriminação e violência sofrida por pessoas LGBTQIA+.
“Nossa ideia foi de conscientizar a população sobre a importância do uso das máscaras contra a propagação do coronavírus e levar uma mensagem positiva contra a LGBTfobia e o preconceito”, explica o Coordenador Especial da Diversidade Sexual Nélio Georgini.
Distribuição de alimentos para LGBTs em situação de vulnerabilidade social
Vale destacar que, em parceria com outros órgãos da Prefeitura do Rio, a CEDS-Rio realizou a doação de 950 cestas básicas para instituições que apoiam e acompanham a população LGBT carioca. A entrega teve início no fim de março e a distribuição mais recente, de 200 pacotes, ocorreu no dia 28 de abril.