A controversa imagem “O gênero e sexo das pessoas” destinada a ensinar aos alunos que o sexo é ditado pelo cérebro e não pelos órgãos genitais, foi retirada de uma escola de New South Wales, na Austrália, após a queixa dos pais.
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Uma mãe se queixou do uso da imagem na sala de aula do filho de 15 anos. A mulher não identificada é mãe também de um filho transgênero de 19 anos, a quem ela erroneamente se refere como filha.
Depois que o garoto de 15 anos chegou em casa “zangado” com o material ensinado nas aulas, a mãe se queixou da ferramenta educacional usada para ensinar aos alunos que a anatomia não determina necessariamente o sexo.
Ao escrever para os ministros estaduais e federais de saúde, a diretora da escola telefonou para a mãe para pedir desculpas e informá-la de que a imagem havia sido removida do currículo da escola.
Ela acredita que a abordagem inclusiva da escola em relação à identidade está introduzindo “confusão” para crianças como seu filho de 19 anos, cuja identidade de gênero ela atribui à depressão. “Em mais de um ano, sentindo como se estivesse batendo minha cabeça em uma parede de tijolos, finalmente uma resposta sensata”, disse a mãe ao australiano.
“Gênero e sexo estão sendo confundidos. Alguns pais com quem falei disseram que seus filhos que estão no espectro do autismo foram sugados para essa identidade trans, são crianças que estão procurando um lugar para se encaixar”.
A mãe também detalhou sua indignação com o filho de 19 anos receber hormônios para combater a disforia de gênero e acredita que crianças como a dela precisam de terapia, não de remédios.
O co-organizador do lobby dos direitos de gays e lésbicas da NSW (GLRL), Jack Whitney, disse ao Star Observer que os recursos projetados para incorporar a inclusão são uma necessidade, uma vez que as identidades de transgêneros e de diversidade de gênero são aspectos válidos do mundo real.
“As crianças transgêneros e de gênero diverso estão em nossas escolas hoje e precisam de aprendizado de apoio”, disse ele. “Os recursos sobre diversidade de gênero são uma importante ferramenta anti-bullying e apoiam estudantes que se identificam como transgêneros e com diversidade de gênero.
“Já é muito difícil ser um jovem LGBTI no ensino médio, e o governo poderia realmente melhorar a saúde mental e a experiência escolar dessa comunidade, tendo currículos que os apoiam”.
“Os defensores e especialistas em educação há muito tempo pedem a inclusão de recursos educacionais transgêneros e de gênero diverso e treinamento para professores”, disse ele ao Star Observer.
“Incentivamos o governo de NSW a falar com a comunidade LGBTI, especialistas, órgãos de ponta e desenvolver material autorizado que apoie professores e instrua os alunos sobre transgêneros e diversidade de gênero.”
Uma porta-voz do Departamento de Educação de NSW disse ao Daily Mail que, embora o plano de desenvolvimento pessoal abranja uma série de tópicos, como anatomia e diversidade humana – fluidez de gênero e material de escolas-escolas-seguras, infelizmente ainda não há lugar no currículo da NSW.