sair do armário?

Saindo do Armário

Saindo do armário

Saindo do Armário

O Lucas ex marido da Jojo Todynho publicou uma carta nas redes sociais falando da pressão que sofria da sociedade tanto quando estava dentro do reality quanto fora .

Ele nessa carta disse o quanto era difícil  falar da sua sexualidade em rede nacional. O influenciador Lucas assumiu ser bissexual em uma carta aberta no Instagram. Na publicação, o ex-participante de A Fazenda (Record) diz que para ele isso “foi um problema por muito tempo”.

Esse é um exemplo entre  milhares de  como as pessoas sofrem todos os dias se achando forçadas para  se mostrarem fora do armário  para sociedade e dizer sobre sua sexualidade. 

Para uma pessoa LGBTQ+, “sair do armário” significa revelar sua orientação sexual ou identidade de gênero para outras pessoas, especialmente quando isso envolve contar para amigos, familiares ou colegas que são gay, lésbica, bissexual, transgênero, ou de outra orientação sexual ou identidade de gênero não heteronormativa. 

 O processo de sair do armário e compartilhando um aspecto fundamental da própria identidade com o mundo. E desafiador e tem que se ter bastante coragem e as vezes essa coragem vem pelo cansaço mental que a pessoa já está tendo que viver uma vida dupla de quem ela não mais e aceita pela sociedade é de quem ela quer ser mais na maioria das vezes essa segunda e reprimida com medo de todo preconceito e rejeição que ela irá passar as vezes por toda sua vida dependendo do caso.

Por isso temos que respeitar as pessoas. Não cabendo ao outro a falar expondo a pessoa e tirando ela a força do armário.  Cada um tem seu tempo e deve ser respeitado. Pois em algumas das vezes levam as pessoas por terem uma família preconceituosa a colocar a pessoa pra fora de casa ao saber. Então quem somos nós pra saber que dia e hora e melhor pra falar da sexualidade e gênero do outro?

Algumas pessoas sofrem tanta pressão da sociedade que se matam por não saberem lidar com possíveis reações negativas, preconceitos , mas pode também ser libertador e fortalecedor ao permitir viver de forma mais autêntica.

Algumas dicas que podem te ajudar nesse processo ao pensar em sair do armário:

  1. Tome essa decisão porque é o melhor para você …
  2. Compartilhe com seus melhores amigos. …
  3. Escolha um momento sem interrupções e evite datas comemorativas. …
  4. Saiba o que vai ser dito. …
  5. Mantenha o equilíbrio emocional. …
  6. Tenha em mente que a sua sexualidade ou identidade de gênero pode ser o assunto por algum tempo.

Essas  são algumas  das dicas pra te ajudar a falar e ficar mais leve sendo você mesmo e não tendo que inventar ser uma outra pessoa. Mais se você acha que ainda não é a hora fique tranquilo. Só você vai saber se vai valer a pena ou não fazer isso nesse momento.

O colunista Fábio Alves além de ser psicanalista ele é pós graduado em sexualidade, psicanálise, terapia de casais e família, TCC e tem um quadro na Rádio Tropical fm 91,5 do RJ todas as segundas às 10h. Você também pode encontra lo no Instagram @fabiopsicanalista