A Casa de Acolhimento Marielle Franco, criada em 17 de maio de 2023, é um espaço vital destinado a mulheres e à população LGBTQIA+ em situação de violência e sob risco de morte. Localizada na Ladeira da Fonte, em Campo Grande, Salvador-BA, a casa oferece abrigo e apoio para aqueles que mais necessitam, embora esteja atualmente em reforma devido a danos causados pelas chuvas.
Em entrevista ao Observatório G, Sandra Muñoz, coordenadora da Casa Marielle Franco Brasil, compartilha a dedicação pessoal por trás dessa iniciativa: “É uma casa minha, pessoal, onde acolho mulheres e LGBTIAPN+ em situação de vulnerabilidade social. Minha família de Belo Horizonte que banca tudo isso aqui… Sou mineira e moro em Salvador há 37 anos.”
Apesar dos desafios, como a falta de apoio financeiro para a construção do telhado, Sandra continua acolhendo pessoas em rodízio, devido às limitações de espaço causadas pela reforma. “Nossa casa está fechada porque estamos em obra, mas aqui acolho pessoas que podem ficar de 1 a 5 dias. Como a gente não teve ajuda de ninguém para construir nosso telhado, tivemos que reduzir o acolhimento.”
Sandra ainda destaca a dificuldade de manter o espaço funcionando durante a reforma: “Aqui é um rodízio de pessoas porque estamos nessa fase de construção. A chuva estragou muito a casa, então, às vezes, temos cinco pessoas, às vezes uma só… depende muito.”
A Casa Marielle Franco aceita doações de materiais de higiene, limpeza, roupas e móveis, além de contribuições financeiras por meio do Pix ([email protected]). Para quem precisa de ajuda, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (71) 99233-6310. A contribuição da comunidade é essencial para que esse importante trabalho de acolhimento continue.