O ator e cantor Darren Cris compareceu ao evento CFDA Awards com uma saia de tule rosa-choque e um paletó sobre o torso nu. Mas o ex-Glee, que é heterossexual, foi criticado no Threads por queerbaiting.
Nesta segunda-feira (28), o Museu de História Natural Americano, em Nova Iorque, sediou o CFDA Fashion Awards. O evento premia talentos emergentes do mundo da moda e reconhece ícones do mercado.
Essa edição do prêmio foi resentada por Cynthia Erivo, ganhadora do Tony, Emmy, Grammy e indicada ao Oscar. CFDA deste ano reconheceu os trabalhos de Willy Chavarria, Raul Lopez, Henry Zankov e Rachel Scott.
O ator Darren Criss ficou famoso por interpretar um colegial na série de comédia musical Glee e pelas cenas de nudez em American Crime Story: Versace. Ele esteve presente no evento de premiação ao lado do designer de seu look, Christian Siriano. O ator usou uma confecção de Siriano que chamou atenção pelos motivos errados.
Internautas no Threads reagiram ao ator com opiniões mescladas. De um lado, houve acusações de queerbaiting. O termo designa chamar atenção da comunidade LGBTQIA+ com códigos coletivos da sigla, na tentativa de conquistar o mercado arco-íris.
Os internautas compararam a ousadia de Darren Criss com o ator norte-americano Nico Tortorella, de 36 anos, que recentemente parou de usar os pronomes neutros após ter um filho com a esposa não-monogâmica Bethany C. Meyers.
Por outro lado, alguns fãs elogiaram a aparição polêmica, ressaltando sua coragem em vestir uma peça de roupa fora do padrão masculino.
No entanto, a web não se decidiu sobre o caso. Se usar saias é algo mais simples do que vestir a camisa da causa LGBTQ, a opinião da maioria gira em torno da sexualidade do cantor.
Heterossexuais aliados à luta de direitos homoafetivos podem vestir os símbolos da comunidade queer? Até que ponto o apoio se torna uma dissimulação em busca de exposição na mídia?