Para entender a diferença entre mulher trans e homem trans, é preciso saber da distinção entre sexo biológico e gênero autoidentificado.
Segundo a Faculdade de Saúde Santa Casa BH, a diferença entre mulher trans e homem trans diz respeito à compatibilidade entre sexo biológico, ou sexo de nascença, e gênero autoidentificado.
Uma mulher trans, ou pessoa transfeminina, nasceu como homem no sexo biológico, mas se autoidentifica no gênero feminino.
Da mesma forma, um homem trans, ou pessoa transmasculina, nasceu como mulher no sexo biológico, mas se autoidentifica no gênero masculino.
Significado da palavra
A palavra trans vem do latim, significando “além de”, “para além de”, ou “outro lado”. O prefixo trans, portanto, marca a diferença com as pessoas cis.
Uma pessoa cis, ou pessoa cisgênero, nasceu no sexo biológico compatível ao gênero com que se autoidentifica. Ao contrário das pessoas cis, as pessoas trans nasceram em sexo biológico incompatível com sua identidade de gênero.
Diferença entre sexo e gênero
Enquanto sexo diz respeito à biologia, o gênero se refere a uma característica social.
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o sexo diz respeito às características biológicas, físicas e anatômicas apresentadas a partir do nascimento.
Vicente Junqueira Moragas, mestre em Psicologia Social pela UnB e analista de diversidade, inclusão e equidade do TJDFT, fala sobre a diferença entre sexo e gênero. “Gênero é uma construção social sobre os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo e aprendidos por meio da socialização.”
Continua ele: “Identidade de gênero é a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo do nascimento.”
Enfim, Moragas explica a diferença entre homem trans e mulher trans a partir da diferença entre sexo e gênero. “A pessoa que nasce com o sexo biológico diferente daquele com o qual se identifica e deseja ser socialmente reconhecida costumam se apresentar como mulher trans ou homem trans, podendo ou não modificar o corpo com intervenções médicas“, finaliza ele.