Divertida Mente 2 foi uma das maiores bilheterias de 2024. Mas a Pixar passou por problemas internos este ano, resultando em demissão em massa de funcionários e operativos.
A sequência Divertida Mente 2 foi a animação mais lucrativa da história. No entanto, desde maio a Pixar demitiu 14% de seus funcionários.
Segundo o portal IGN, dez ex-funcionários da Pixar relatam pressões do conselho executivo para diminuir subtexto gay em Divertida Mente 2.
Outra animação da Pixar teria sido o pivô da preocupação de executivos. Lightyear, de 2022, mostra um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo, Alisha e sua esposa.
Na época do lançamento de Lightyear, no entanto, o estúdio sofreu críticas de seu público mais conservador.
Fontes ouvidas pelo IGN afirmam que as lideranças do estúdio de animação ficaram desconfortáveis com temas queer. A pressão da cúpula superior para remover subtexto LGBTQIA+ foi desde mudanças no roteiro até alteração da luz em cenas-chave para que ninguém ficasse com ideias de que havia essa intenção criativa.
Um funcionário contou ao site que houve mudanças na dinâmica entre Riley e Val, uma personagem secundária apresentada na sequência. “Veja bem, Riley não é canonicamente gay”, disse outra fonte. “No filme, nada sobre Riley diz que ela é gay, mas é meio que inferido com base em certos contextos. E então isso é algo que eles tentaram minimizar em vários pontos.” (IGN via Omelete).
Divertida Mente 2 continua disponível nos cinemas. O longa-metragem de animação será disponibilizado no Disney+ em 25 de setembro.