Há nove anos atrás, a cantora-compositora norte-americana Hayley Kiyoko lançou um videoclipe que entrou para a história. Seu single “Girls Like Girls” tornou-se uma espécie de hino para a comunidade sáfica.
Os tempos eram outros, pois não havia uma cantora como Chappel Roan, que ganhou o prêmio Artista Revelação do VMA 2024.
O mercado musical de nove anos atrás só tinha uma música em celebração do amor lésbico, o clássico “I Kissed a Girl”, de Katy Perry. Mas o hit de Perry fala do beijo entre mulheres a partir do olhar masculino, e não trata de uma identidade sexual, mas uma surpresa interessante.
Hoje em dia, hits como “Good Luck, Babe” de Chappel Roan levaram a representação sáfica na música a outro nível. Em grande parte isso se deve ao trabalho de artistas indie como Clairo, girl in red e outras.
Ano passado, a editora Intrínseca, que publica títulos com apelo jovem, lançou o livro de Kiyoko no Brasil. “Girls Like Girls: Uma história de amor entre garotas” transforma a história de seu clipe em livro. O romance foi sucesso de vendas no estrangeiro.
O livro conta a trajetória de Coley, forçada a morar no interior do Oregon com o pai que a abandonou, após a morte de sua mãe. Coley se sente deslocada, mas Sonya, a garota popular do colégio, chama sua atenção.
Na Bienal do Livro de SP deste ano, Hayley Kiyoko participou de uma mesa com Louie Ponto e Mariana Mortani, que mediam o Clube Sáfico, sobre representatividade LGBTQIA+ no mercado editorial.
Durante a participação, no dia 13 de setembro, ela cantou um trecho da música de 2015.
Hayley Kiyoko não foi sempre a Jesus Lésbica que é agora. Antes disso, a artista atuou em produções como “Lemonade Mouth” e “Os Feiticeiros Waverly Place”, com Selena Gomez.
No palco principal, Hayley agradeceu ao apoio de seus fãs brasileiros. “Eu tenho mais de dez anos de carreira, e meus primeiros fãs foram do Brasil”, disse.
Ela também atiçou os fãs com detalhes de seu próximo livro, “Where There Is Room for Us”, ainda sem data de estreia por aqui. “Posso contar uma coisa: será gay.”