MPB

Silva lança álbum novo com clima de verão; confira

Silva surpreende com álbum novo, uma versão brazuca de Solar Power

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Silva (35), queridinho do pop BR e ex-namorado de Thales Bretas, lança novo projeto com o álbum Encantado no final de maio (23). Enquanto não sabemos mais sobre seu status de relacionamento, Silva está focado no trabalho. E que trabalho.

O cantor capixaba arrisca o inglês, desenferruja o espanhol e mostra que esbanja visão para a música nacional.

Silva levou a família pro estúdio, pois o álbum tem composição de seu irmão e empresário Lucas Silva.

O irmão do famoso caiu na boca do povo fofoqueiro. Isso porque ele foi clicado com uma ex-BBB em Espírito Santo.

Físico de Lucas Silva fez frisson nas redes e recebeu elogios dos internautas. Reprodução: Redes sociais.

Recheado de sambinhas e bossas-novas de sintetizador, o disco novo amadurece o estilo que deixou Silva famoso, em proposta sonora repleta de acertos.

Vale destaque a maturidade da letra, que flerta com diferentes gêneros musicais, como a balada à la Cazuza e a rica tradição do samba-crônica.

Capa do álbum. Foto: Divulgação.

Por outro lado, a instrumentação de Encantado, com floreios de guitarra portuguesa, loops de sintetizador e beats lo-fi, não fica para trás.

A faixa “Copo D’água”, com participação de Marcos Valle, ídolo pop dos anos 80, merece atenção pelo sabor de trilha vintage estilo “Malhação”.

Já “Girassóis” conta com feat de Arthur Verocai, arranjador de Ivan Lins e compositor de mão-cheia. O groove latino anos 70 do compositor velha-guarda já foi sampleado por rappers e DJs.

Seguindo no play, a track “Vou falar de novo” abre grandona e sem medo num pianinho sedoso. A letra vai te lembrar de um hit perdido de Tim Maia.

Em “8 segundos (Interlúdio)”, o músico solta o vocalise numa base de violão acústico. Depois, cai na bossa-nova americanizada de “Mad Machine”, cantada em inglês.

As camadas vocais em auto-tune de “Arrebol” fazem uma variação melódica de “Greensleeves”, canção medieval escrita pelo rei Henry VIII para Ana Bolena. Pelo menos é o que dizem os rumores.

Finalmente, em “Carmesim”, Silva junta forças com Carminho, fadista portuguesa. A melodia lembra a música-tema de “Anastacia”, animação da Disney dos anos 90 sobre a queda do czarismo na Rússia.

O prêmio de melhor faixa vai para “Gosto de Você”, rica em samples, com um beat inspirado em funk e letra chicletuda. Segundo lugar fica com “A vida é triste mas não precisa ser”, que surpreende e vale conferir.