O Sportcore gira em torno de uma peça-chave: a camisa de time. Presente desde 2017 nos blogs de moda gringos, o estilo vem ganhando força desde que os ídolos do K-Pop aderiram à tendência.
Especialistas de moda contam que as Olimpíadas deram um empurrãozinho para o Sportcore ganhar o mundo. Com equipes esportivas desfilando suas camisas por Paris, a capital da moda, não poderia ser diferente. A mídia brasileira também deu bastante foco aos uniformes dos países competidores, assim como as redes sociais.
Como usar
Para usar essa estética no dia a dia, basta escolher uma peça esportiva. Não precisa ser a camisa de time, pois camisas Polo, com gola V, ou tecidos como malha ou tactel também transmitem a ideia.
O próximo passo é compor o look com jeans, calça arrumada ou outros elementos contrastantes.
O blog Moda Para Homens explica direitinho como aderir à tendência sem deixar de lado o estilo pessoal. Entre as propostas, está o contraste da camisa de time com calças de alfaiataria.
O que dizem os experts
“De uns anos para cá, temos um movimento muito grande de trazer para o dia a dia peças que a gente considerava mais de prática de esporte”, explica Marcella Lorenzon ao Correio do Povo.
Segundo Juliana Frasca, diretora de estilo da Renner, a tendência reflete uma demanda maior por integrar temas como saúde física e mental no nosso dia a dia. “A moda está sempre atenta a todos esses movimentos, pois ela é um reflexo de como a sociedade está se comportando”, ela diz ao portal de notícias.
Nesse sentido, as peças esportivas vão além das aparências porque espelham a vontade de integrar bem-estar e saúde na nossa identidade visual.
Histórico sportcore
Para quem pensa que o Sportcore é novidade, a tendência reflete um desenvolvimento social marcado por anseios profundos. Começando em 2018 pelo normcore na Coreia do Sul, estilo de se vestir do adepto à moda que não possui um vocabulário de estilo refinado, a trend foi parar na Inglaterra com o blokecore.
O blokecore é uma etiqueta irônica que faz referência às roupas do cara normal britânico, algo como o nosso heterotop. No entanto, se a tendência começou com boa dose de ironia, agora ela virou outra coisa.
A jornalista de moda Marcella Lorenzon vê a tendência caminhando em paralelo ao estilo athleisure, mistura das palavras inglesas athletic (atlético) e leisure (lazer, tempo livre, ócio). É o famoso look de academia, conhecido por peças esportivas, leves e respiráveis.
Se inspire nessa tendência
Ainda que a tendência exista há muito tempo, foi só recentemente que a Geração Z e os Millenials encontraram um terreno comum.
Fora das telas do TikTok, a estética Sportcore entrou nas vitrines de lojas fast-fashion como Renner e Riachuelo.