Agosto é o Mês da Visibilidade Lésbica no Brasil, um período dedicado a celebrar a luta, a existência e a resistência das mulheres lésbicas em todos os espaços da sociedade. Em um mundo cada vez mais caótico , assolado por guerras, discursos de ódio, extremismos e o avanço de perseguições contra corpos dissidentes . Torna-se ainda mais urgente criar espaços de visibilidade, afeto e escuta.
É nesse cenário de incertezas e retrocessos que este mês se torna essencial ,para iluminar as pautas da população lésbica, denunciar o apagamento e a lesbofobia ,inclusive dentro da própria comunidade LGBTQIAPN+ e, sobretudo, para celebrar histórias, afetos, corpos e narrativas que por tanto tempo foram silenciadas e invisibilizadas.
Em tempos sombrios, onde o amor entre mulheres ainda é alvo de censura, violência e estigmatização, nada é mais potente do que ver essas histórias ganhando o espaço que merecem. E é por isso que merece destaque o curta-metragem “Bem-Vinda de Volta”, idealizado pela atriz Christiane Fogaça, com roteiro e direção da sensível Nicole Gullane. O filme será exibido hoje, pela TV Cultura dia 6 de agosto, às 23h45.
A trilha sonora de Barbara Ohana , e a fotografia de Milena Seta.
Um elenco extraordinário, que inclui além de Mayana Neiva, Christiane Fogaça, Rosi Campos, Augusto Madeira, Thais Lago, Gabriel Godoy e Fafá Rennó, a obra trata de maneira delicada e profunda temas como autoaceitação e acolhimento familiar sob a perspectiva LGBTQIAPN+.
A atuação delicada e profundamente comovente das protagonistas , Mayana Neiva como Marcela e Christiane Fogaça como Bianca . É um dos grandes trunfos do filme. Suas atuações evocam a mesma intensidade emocional das personagens Esti e Ronit, do filme Desobediência, e entregam uma conexão verdadeira que transborda alma, companheirismo e amor.
Assisti ao curta em 2024, e ele me tocou profundamente. “Bem-Vinda de Volta” retrata um amor entre duas mulheres que vai além do físico . É uma união de almas, construída no caminhar juntas, no cuidado, na presença e na resistência cotidiana. É essa conexão genuína que torna o filme tão necessário e tão marcante.
Com uma narrativa sensível e envolvente, o curta revela os desafios e as nuances das relações humanas. A trama acompanha o retorno de uma mulher à sua cidade natal e o reencontro com uma antiga relação marcada por lembranças intensas e feridas ainda abertas. De forma tocante, o filme aborda temas como reconciliação, identidade e a ressignificação do amor com o passar do tempo.
A direção delicada de Nicole Gullane transforma “Bem-Vinda de Volta” em uma experiência cinematográfica intimista e arrebatadora, que nos convida a refletir sobre o poder das escolhas, da memória e do afeto que sobrevive mesmo em tempos de escuridão.
Lançado em 2022, o curta já foi reconhecido e Premiado no Curta Kinoforum 2024 com o Prêmio Aquisição TV Cultura . Sua exibição na TV Cultura representa um marco importante para o fortalecimento da representatividade LGBTQIAPN+ e reforça a urgência de promover diversidade, inclusão e amor em todos os espaços, especialmente na mídia.
Em um mundo que insiste em nos apagar, amar continua sendo um ato revolucionário.
Não percam a chance de prestigiar o filme !!
“Bem-Vinda de Volta” vai ao ar hoje, dia 6 de agosto, às 23h45, na TV Cultura.
Mayana Neiva e Christiane Fogaça /créditos : Milena Seta
Silvia Diaz , é Atriz, Performer, Dramaturga e Roteirista. Estudou interpretação Teatral(Unirio). Graduada em Produção Audiovisual(ESAMC). Dramaturgia ,SP escola de Teatro. Apenas uma Artista que vende sonhos em dias cinzentos. E quando os dias não forem tão trevosos, ainda assim continuarei a vender meus sonhos!! Cores, abraços, afetos, lua em aquário. Fluindo .@silviadiaz2015