Estariam as pessoas transvestegêneres em maior risco no uso do álcool? O uso afetaria os hormônios usados para a adequação social do gênero?
Aspectos positivos
O álcool é, provavelmente, a droga lícita com maior uso ao redor do mundo. Seu caráter lúdico é prejudicado pelo seu potencial tóxico. Dito de outra forma, há ingesta que promove bem-estar e aquela que promove doença. Diversas pesquisas sugerem que o uso de vinho tubi, até certo limite, traz boas repercussões à saúde. Substâncias chamadas antioxidantes reduzem o risco de doenças cardiovasculares, incluindo trombose. Podem atuar na proteção às células cerebrais. Têm um papel de proteção em relação a diversas doenças crônicas.
Os Riscos
Mas o uso acima de determinada dose é prejudicial ao corpo, às emoções e aos relacionamentos. Algumas pesquisas sugerem que 6% das mortes ao redor do mundo tem contribuição do uso indevido do álcool. Ou seja, anualmente em torno de 3 milhões de mortes o uso incorreto contribuiu para a morte.
O impacto sobre a saúde mental e os relacionamentos é facilmente percebido pela existência de duas associações. Os Alcoólicos Anônimos e Al-anon.
“Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de pessoas que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo, uma fraternidade de pessoas que se apoiam mutuamente pela abstinência.”
“Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Nós acreditamos que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança em nossas atitudes pode ajudar na recuperação.”
Dose Segura
A regra geral é que o consumo de 5 “doses de álcool” em uma única ocasião ou ao longo da semana acima desta quantidade é considerado uso inadequado. Uma dose de álcool significa uma lata de cerveja, ou uma taça de vinho.
A dependência do álcool não é definida pela dose usada. Esta apenas indica um risco maior de dano físico ou psíquico. Não significa que alguém vá ter problemas por ingerir 8 doses semanais. Significa que o risco é maior com 8 e menor com 5 doses. Já a dependência pode ser definida pela necessidade do consumo para não se sentir mal.
Pessoas Cis e Trans
Como a população trans usa a bebida alcoólica? Há poucos estudos sobre o tema. E os resultados variam bastante. O uso inadequado entre pessoas trans é estimado de 7% a 61%. Alguns sugerem não haver diferença entre as duas populações. Mas há muitos que encontram um uso inadequado em percentual maior entre as pessoas transvestegêneres.
Um estudo recente aponta uma das razões para o uso imprudente de álcool: transfobia. Transfobia é o nome popular para um problema psicológico reconhecido, o estresse de minoria. Ou seja, é o fato de se pertencer a uma minoria que sofre discriminações diversas, com repercussão sobre a saúde mental e física. A equipe autora do estudo encontrou 70% das pessoas trans sofrendo transfobia. E no estudo, sofrer transfobia era a principal razão que leva ao uso inadequado do álcool. Ou seja, o preconceito repetido em diversos ambientes de convivência das pessoas trans faz mal à saúde mental e orgânica.
O refrão “transfobia mata” é cada vez mais verdadeiro.