Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
empoderamento

Travesti, psicóloga e presidenta – uma vitória trans

primeira travesti eleita presidenta de conselho regional profissional toma posse em setembro

Publicado em 30/08/2022

Profissionais da psicologia têm o dia 27 de agosto como data comemorativa da atividade profissional. Nesta ocasião elegem as pessoas que vão compor os conselhos regional e federal de psicologia. A cada 3 anos o processo se repete.

Há dois dias um fato histórico ocorreu no estado do Rio de Janeiro. A chapa “ética e democracia em defesa da psicologia” foi eleita com 8391 votos. Valor que representa 84% dos votos válidos. Era a única chapa.

Os conselhos profissionais têm a missão de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão na sua área de atuação. Isto significa que cabe a este grupo de profissionais dizer quais as atitudes profissionais estão realmente a serviço das pessoas. Estabelecer o que é correto ou não na prática da psicologia. Fiscalizar como profissionais estão atuando.

O processo é democrático. Pessoas habilitadas ao exercício da psicologia escolhem, entre si, quem vai conduzir a tarefa. Elas não podem ser reeleitas mais de uma vez.

O que marca a eleição recente no Rio de Janeiro é fato inédito. A chapa, que toma posse no mês de setembro, é encabeçada por uma travesti.

Céu Silva Cavalcanti tem um currículo que deve ser conhecido. Mestre em psicologia, com doutorado em andamento. Produção científica abundante.

Qual é a questão? Toda uma transfobia institucional foi vencida. Nos dizeres de Céu, a história é um tecido que se costura e se rasga. Neste processo, faz justiça histórica a pessoas como João Nery. , vitimado pela transfobia.

A vitória do grupo encabeçado por Céu é muito significativa. Pessoas trans são felizes, profissionais de sucesso, com reconhecimento entre seus pares e entre a sociedade. Ser transvestegênere não é condenação ao anonimato e a uma vida infeliz. Negar o fato, sem impedide de ser o que se é, estas atitudes é que levam à infelicidade, a dor, a morte!

Parabéns Céu!

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade