O Festival LGBTricolor celebra a diversidade, a cultura e oferece serviços para fortalecer e apoiar a comunidade LGBTQIAPN+.
No próximo sábado (13), um dia antes da 22ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, Salvador recebe a 3ª edição do Festival LGBTricolor. O evento acontece a partir das 9h, no Largo Quincas Berro d’Água, e reúne música, arte, cidadania e empregabilidade em uma grande celebração da diversidade.
Realizado pela torcida LGBTricolor do Esporte Clube Bahia, o festival marca também os seis anos de fundação da torcida, que tem sido referência na luta por inclusão e respeito no futebol. Entre as atrações mais aguardadas, está o Bonde das Maravilhas, grupo que promete agitar o público com muito funk e irreverência.
O line-up inclui ainda nomes como Paulilo, Samba Ohana, A Dama, DJ Caíque Freguesia e a performance da Casa Criola, reforçando o caráter de resistência e celebração cultural do evento.
Cultura, cidadania e empregabilidade
Além dos shows, o festival oferece serviços essenciais para a comunidade LGBTQIAPN+. O SineBahia LGBT estará presente com atendimento especializado, incluindo cadastro de trabalhadores, encaminhamento para vagas de emprego, emissão de cartas de recomendação e orientação psicológica.
O público também poderá participar de oficinas de Tranças, Defesa Pessoal, Performance e Maquiagem, além de visitar a feira de empreendedores LGBTQIAPN+, que estimula autonomia e geração de renda por meio de produtos e serviços criativos.
Lançamento de livro
Outro momento de destaque será o lançamento do livro “CHEGAY! Sou LGBTricolor”, de autoria de Onã Rudá, fundador e presidente da torcida. A obra resgata a trajetória da comunidade LGBTQIAPN+ no Esporte Clube Bahia e dá visibilidade a histórias pouco lembradas.
“A nossa expectativa é que seja um momento histórico, que marque esses seis anos de existência da LGBTricolor. É mais de meia década de um trabalho que tem aberto portas de forma concreta para que pessoas LGBTQIAPN+ vivam o ambiente do futebol e sejam reconhecidas”, afirmou Rudá.
Entrada gratuita com solidariedade
O Festival LGBTricolor é gratuito e aberto ao público, com acesso mediante retirada de ingresso e doação de 1 kg de alimento não perecível.
Parada LGBT+ da Bahia
As celebrações seguem no domingo (14), quando Salvador recebe a 22ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A torcida LGBTricolor marcará presença com seu tradicional trio elétrico, que contará com apresentações de A Dama e do Bonde das Maravilhas, consolidando um fim de semana de luta, visibilidade e celebração da diversidade.