Neste sábado (23), um levantamento divulgado pela Genial/Quaest apontou que 55% da população brasileira não aprova a exibição de um beijo gay na televisão aberta. A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro, ouviu 2.002 pessoas em 126 municípios de todo o país.
Ainda segundo o levantamento, apenas 32% dos entrevistados responderam que são à favor da exibição de beijos entre pessoas do mesmo sexo na TV. Também na entrevista, 13% disseram não saber corretamente sobre o tema.
A pesquisa foi feita dias depois da transmissão do beijo gay entre Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) na novela Terra e Paixão, exibida no horário nobre da TV Globo. A cena aguardada pelo público teve mais de 30 segundos de beijo e troca de carinho entre o casal fictício, sendo a mais longa cena de beijo gay exibida pela emissora líder do país.
O primeiro beijo gay na teledramaturgia brasileira aconteceu na novela Amor e Revolução, exibida pelo SBT em 2011. Já em 2013 a TV Globo decidiu exibir o seu primeiro beijo gay na final da novela Amor à Vida, entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), sendo apenas um selinho entre o casal do mesmo sexo.