SAIBA MAIS!

Denúncias de violência contra pessoas LGBTQIA+ triplicaram no Brasil no início de 2023

De acordo com o levantamento, o país tem média de 17 casos de denúncias por dia

LGBTfobia (Foto ilustrativa)
LGBTfobia (Foto ilustrativa)

Nesta quarta-feira (17), data em que foi celebrada o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, um levantamento divulgado pela GloboNews mostrou que casos de denúncias de agressão contra a população LGBTQIA+ triplicaram no Brasil apenas nos três primeiros meses deste ano. De acordo com o levantamento, o país tem média de 17 casos de denúncias por dia.

Ainda segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, 85% dos suspeitos que praticam violência contra LGBTQIA+ são pessoas físicas. Familiares representam 2,5% dos suspeitos. O professor Renan Quinalha, que leciona Direito da UNIFESP, falou sobre os direitos da população LGBTQIA+ e apontou que a violência pode estar crescendo no país por conta da visibilidade sobre o tema.

Difícil a gente conseguir mapear a causalidade desses aumentos de violência contra pessoas LGBT. Temos uma série histórica que é feita por um monitoramento, uma contagem da própria sociedade civil organizada. Pode ser que essa violência esteja acontecendo com a maior visibilidade da temática”, completou o especialista.