Nesta segunda-feira (16), foi divulgado o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2021 e de acordo com a organização Todos Pela Educação, somente 26% das instituições escolares abordaram o tema ‘LGBTfobia‘ em sala de aula. As informações foram divulgada pela CNN Brasil.
Entre as questões apontadas pelo levantamento, o machismo é o tema menos discutido nas escolas, com projetos em apenas 15,8% das instituições. Já 48% das escolas afirmaram ter projetos para tratar relações étnico-raciais, incluindo o racismo; e as desigualdades sociais por 35,9%. “Quando a gente olha num histórico, 2019 foi o ano em que menos escolas declararam ter projetos sobre essas temáticas”, analisa o líder de Políticas Educacionais da Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa.
O professor do ensino básico Gabriel Teodoro, Mestre em Educação e especialista em Gênero, Diversidade e Relações Étnico-raciais, acredita que é fundamental os responsáveis pelos alunos discutirem com eles sobre essas pautas, e que é necessário o preparo da equipe pedagógica para tratar esses temas em ambiente escolar. “Temos visto um avanço do conservadorismo e da pressão de grupos que não são legitimados para falar do currículo escolar, ganhando espaço e dizendo o que se deve falar ou não na escola. E isso deixa a equipe insegura para, inclusive, cumprir o que está nas diretrizes e no currículo escolar”, diz
“Não significa que tratá-los será a resolução ou culminará no fim do racismo, da violência de gênero ou da homofobia; e sim que a escola está acompanhando o curso da diversidade e do respeito ao outro, às diferenças e que está cumprindo o seu papel de espaço democrático de produção e acumulação de valores humanos e humanitários”, avalia o professor.