CENSURA

TV Globo corta pela 3ª vez beijo gay em 'Vai na Fé' e revolta o público

Emissora teme perder o público evangélico com a exibição de beijos de pessoas do mesmo sexo

Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero) em Vai na Fé
Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero) em Vai na Fé (Reprodução/Instagram)

No capítulo deste sábado (4), a TV Globo cortou novamente um beijo gay entre Vini (Guthierry Sotero) e Yuri (Jean Paulo Campos) na novela Vai na Fé. A emissora carioca já havia causado polêmica nas redes sociais após censurar outras cenas de beijo lésbico entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), na trama escrita por Rosane Svartman.

No roteiro original divulgado pelo site Notícias da TV, a autora havia deixado claro a intenção de Vini ao dar um selinho em Yuri. “No alívio, os dois se encaram. Rola um clima. Yuri, mais tentado que nervoso, dá um selinho em Vini”, diz o texto original. No entanto, a edição feita pelo canal deixa apenas subtendido que rolou um beijo entre os personagens. “Por que tu tem vergonha de beijar um cara?”, questionou o rapaz na cena levada ao ar.

Nas redes sociais, a nova censura ao beijo gay feito em Vai na Fé causou a revolta dos telespectadores. “Não aguento mais a Globo sendo homofóbica”, disparou um internauta. “Decepcionada com o que estão fazendo com os beijos gays de Vai na Fé”, declarou outra telespectadora.

Ainda de acordo com o portal, a decisão de vetar beijos LGBTQIA+ na obra da autora Rosane Svartman partiu da cúpula da TV Globo, pois os diretores temem que a troca de afetos entre pessoas do mesmo sexo podem afastar o público mais conservador e consequentemente, prejudicar a audiência evangélica que a novela tenta conquistar.