POLÍTICA

Vice-prefeito de Estocolmo se transforma em drag queen como forma de protesto

Jan Jönsson participou de um encontro com crianças em uma escola da cidade

O vice-prefeito Jan Jönsson
O vice-prefeito Jan Jönsson (Foto: Reprodução)

Nesta semana, o vice-prefeito de Estocolmo, na Suécia, Jan Jönsson (45), surpreendeu a população da cidade ao aparecer vestido de drag queen para um encontro com as crianças de uma escola, como forma de protesto contra a “intolerância e o conservadorismo”.

Em entrevista à AFP, o político explicou que a sua decisão de trajar vestes femininas aconteceu após as críticas dos ultradireitistas do Democratas Suecos contra as drag queens que leem livros para as crianças nas bibliotecas e organizam visitas ao principal teatro de Estocolmo.

Eu me tornei uma espécie de quadro para drag performers… para poder dizer que todos devem ser livres para se expressar“, disse ele.

Em suas redes sociais, Jan Jönsson relatou que a sua reação também se deve contra o populismo que infesta a cidade no momento, em recado aos democratas da extrema-direita. “As histórias e as drag queens não são perigosas para as crianças, mas o populismo e a intolerância são perigosos para as crianças e para os adultos. Certos partidos políticos tentam restringir as liberdades dos outros e especialmente das drag queens”, completou ele.