AGENDA CULTURAL

Renata Carvalho desafia tabus em Manifesto Transpofágico

A atriz, diretora e ativista dos direitos humanos e LGBTQIAPN+ convida o público a refletir sobre a realidade trans

Renata Carvalho fica em cartaz às segundas e terças, às 19h, até 8 de outubro no Teatro Rival Petrobras - Divulgação
Renata Carvalho fica em cartaz às segundas e terças, às 19h, até 8 de outubro no Teatro Rival Petrobras - Divulgação

Atriz, diretora e ativista de direitos humanos e à comunidade LGBTQIAPN+, com foco nas pessoas trans e travestis, Renata Carvalho sobe ao palco do Teatro Rival Petrobras, na próxima segunda-feira (30/09), com seu Manifesto transpofágico, em que questiona como as pessoas enxergam o corpo travesti.

Na peça, ela encena sua pesquisa cênica sobre o corpo trans e também é responsável pela dramaturgia. A direção é de Luiz Fernando Marques, o Lubi. Renata fala diretamente com a plateia, como um depoimento, mas também a envolve no jogo cênico.

Neste manifesto, Carvalho convida o público a olhar incansavelmente para o seu corpo e lhe apresenta a historicidade dele. Para isso, pensou em cada detalhe para que a plateia se sinta acolhida em absoluto – do título da montagem à narrativa, passando pela iluminação e o volume do som. Os ingressos já estão disponíveis para compra através do like, confira, clicando aqui!.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo é reconhecido como uma grande contribuição contra a transfobia. A peça estreou em São Paulo em 2019, realizou temporadas de sucesso em países como Itália, França, Espanha, Irlanda, Holanda, Uruguai, Chile e Estados Unidos.

O Manifesto transpofágico é dividido em duas partes. Na primeira, um corpo apenas de calcinha no palco narrando, dentre outras coisas, o devir travesti daquele corpo denunciando a construção social, criminal, patológica, sexualizada, religiosa e moral que permeia o imagético do senso comum sobre o que é ser uma travesti e ter um corpo travesti.

Na segunda, Renata Carvalho vai para a plateia propor uma conversa com o público, expondo questionamentos pessoais e temas como cisgeneridade, passabilidade e terminologias: “O que o meu corpo travesti ainda carrega do que foi mostrado no palco? O que todes nós que estamos nesse teatro/espaço ainda carregamos daquela época? Por que ainda carregamos? É aberto ao público fazer qualquer pergunta, comentário, depoimento. Se quisermos juntes, este será o lugar onde podemos errar, e com isso, aprender”.

Serviço: Manifesto transpofágico. Data: Segunda-feira, 30 de setembro a 8 de outubro de 2024. Local: Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim ,33 – Subsolo, Cinelândia – Rio de Janeiro. Abertura da casa: 19:00. Ingressos: R$ 40 (meia-entrada) R$ 120 (inteira). Classificação Indicativa: 18 anos.