A partir desta sexta-feira (13/09), o Parque Olímpico do Rio de Janeiro vai se transformar na Cidade do Rock para iniciar as celebrações de 40 anos do Rock in Rio, com sete dias de apresentações.
Durante os dias de evento, diversos artistas declaradamente LGBTQIAPN+ subirão aos palcos do festival de música. Neste ano, o evento terá o dia 21 de setembro, intitulado o Dia Brasil, dedicado aos grandes nomes da música nacional, com sertanejo, samba, rock, rap, trap, música clássica, bossa nova, pop e MPB no line-up.
Logo no primeiro dia, 13 de setembro, a cantora bissexual assumida Ludmilla será uma das atrações do Palco Mundo. No mesmo dia, a rapper lésbica Katú Mirim se apresentará no Global Village.
No dia 14 de setembro, o público poderá conferir no Palco Mundo o show de Lulu Santos, que já se manifestou publicamente sobre sua orientação sexual, ao assumir o marido, Clebson Teixeira. Já no Espaço Favela, o cantor e compositor bissexual Thiago Pantaleão marcar presença no espaço.
No dia seguinte, 15 de setembro, trará Joan Bedin, da banda The Mönic, se apresentará no palco Supernova, outra representante da diversidade no palco do festival. Já no dia 19 de setembro, Jão, que namora com Pedro Tófani subirá ao Palco Mundo, enquanto a drag queen gay Gloria Groove e o músico bissexual Pedro Sampaio serão as atrações no Palco Sunset. Além disso, o Global Village contará com um show do grupo Sambaiana, formado exclusivamente por mulheres LGBTQIA+. A cantora e compositora trans Liniker fará uma participação especial durante a apresentação de Os Garotin, no Pavilhão Itaú.
Já no dia 20 de setembro, terá a cantora e compositora lésbica Luedji Luna no Palco Sunset e a DJ Curol representando a comunidade no New Dance Order. No Espaço Favela, as funkeiras Pocah, MC Dricka e Brisa Flow subirão ao palco, além da cantora e compositora lésbica Juliana Linhares se apresentará no Global Villag.
O dia 21 de setembro será um dos mais representativos para a comunidade LGBT+. No Palco Mundo, Daniela Mercury, que já falou do orgulho de ter assumido publicamente sua orientação sexual, ao assumir a esposa, Malu Verçosa, a musicista trans Majur e Ney Matogrosso, que já declarou que nunca se encaixou em rótulos, defende a liberdade sexual e durante sua vida manteve relações tanto com homens quanto com mulheres trarão seus shows, enquanto no Palco Sunset, a cantora bissexual assumida Luísa Sonza, Gloria Groove, Jão, Lulu Santos e a rapper bissexual Karol Conká se apresentarão. O Espaço Favela também contará com a performance de MC Dricka e cantora e compositora lésbica Leila Pinheiro.
Para fechar o evento com chave de ouro e muito brilho, o dia 22 de setembro, contará com Luísa Sonza no Palco Mundo, e no Palco Sunset, a cantora e compositora assumidamente lésbica Mart’nália, Majur e Ney Matogrosso.