A plataforma Bombozila disponibiliza gratuitamente documentários como “Transbaixada”, “O que te torna viril?”, “Rebeca” e “Dame Candolle” durante a quarentena, todos sobre identidade LGBTQIA+.
Conhecida como “Netflix” das lutas sociais, a plataforma Bombozila reúne cerca de 500 documentários independentes sobre justiça social e luta por direitos, prioritariamente produzidos no Brasil e em todo o mundo.
Criada em 2016 por iniciativa da radialista e pesquisadora chilena Sabina Alvarez e do documentarista independente brasileiro Victor Ribeiro, o site reúne documentários produzidos nos últimos 20 anos.
O usuário pode fazer seu cadastro como em qualquer plataforma de streaming, organizar suas playlists e assistir depois. A plataforma disponibiliza as #MaratonasBombozila em que diversos documentários são organizados em sequência para que a audiência.
“A proposta tem entre seus objetivos ampliar o alcance de filmes de baixo orçamento, produções comunitárias e de realizações relevantes, que atendem à urgência social de territórios em luta e resistência”.
Bombozila também realiza suas próprias produções documentais, séries de projeções em espaços públicos, oficinas de formação audiovisual para democratizar o acesso à comunicação e fomentar a produção audiovisual popular, em diversas comunidades da América Latina.