(foto: Reprodução/Instagram)Marumi Yamazak
Marumi Yamazak, ex-meio-campista da seleção feminina do Japão, usou as redes sociais nos últimos dias, e surpreendeu ao anunciar que alterou oficialmente seu registro legal de gênero para masculino e que também se casou.
Natural de Saitama, o atleta vestiu a camisa da seleção principal japonesa em quatro partidas, em meados de 2013, período em que defendia o Albirex Niigata na então principal divisão feminina do país, a Nadeshiko League, e se aposentou em 2023.
No texto publicado no Instagram, Yamazaki explicou que a decisão de tornar a transição pública veio depois de muita reflexão. “Reuni coragem para anunciar isso a todos”, escreveu. Em outro trecho, afirmou: “Mudei meu gênero no registro familiar para masculino e me casei com uma mulher realmente maravilhosa!”.
Segundo o ex-jogador, o desejo de viver a vida de forma livre contribuiu para sua decisão de romper a carreira nos gramados: “O principal motivo pelo qual me aposentei do futebol foi para realizar esse sonho”, disse.
O ex-jogador também comentou sobre os desafios do processo de transição no Japão, onde é possível alterar o marcador de gênero em documentos desde 2003, embora o país ainda não reconheça plenamente casais homoafetivos. “Espero que possamos viver em um mundo onde todos possam viver como são. Feliz Ano Novo”, concluiu.


Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

