Itacira da Silva, mulher trans de 27 anos, está entre os competidores da décima temporada do Bake Off Brasil – Mão na Massa. O reality show culinário, que traz a disputa de confeiteiros amadores, comandado por Fabiana Karla e os chefs Carole Crema e André Mifano como jurados, estreia no dia 5 de agosto na MAX e no dia 10 de agosto no SBT.
O programa é uma coprodução entre a emissora e a Warner Bros. Discovery – parceria que completa uma década nesta edição especial. São 18 participantes de diferentes cidades do Brasil que disputam a preferência no paladar dos jurados. Cada episódio premiará um competidor com o título de Mestre Confeiteiro, enquanto outro será eliminado.
De acordo com as informações do portal Leia Já, a confeiteira é proprietária da Lobo Mau Doceteria e, segundo o site, o local foi criado como meio de sustento. Com a necessidade de cuidar dos irmãos mais novos enquanto sua mãe trabalhava, Itacira desenvolveu suas habilidades na cozinha, utilizando a escassez de insumos para impulsionar sua criatividade na cozinha.
Além disso, a relação com sua tia, que era dona de buffet, acrescentou muito ao seu saber culinário. Contudo, o início dela foi com os bolos. “Um dia, não tinha farinha de trigo em casa e inventei de fazer farinha de arroz, batendo arroz cru e peneirando. Usei beterraba para saborizar porque era o que tinha. Ficou intragável!”, destacou.
A confeitaria nasceu com a ideia inicial de vender brownies e brigadeiros. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, seus insumos e equipamentos foram roubados, colocando sua iniciativa em risco.
Além disso, a doceira sempre foi apaixonada pela música, que libertou seu espírito como pessoa LGBTQIAPN+ nesse ambiente opressor. Em texto no Instagram, a confeiteira contou que decidiu seguir seu sonho de viver de música e, após alguns meses de aulas de canto, inscreveu-se em um concurso em sua cidade.
Entrentato, durante a primeira etapa, ela enfrentou sua primeira crise de ansiedade e optou por seguir outra paixão, a confeitaria. Hoje, Itacira da Silva que fez um bolo “intragável”, é uma referência em bolos vintage decorados com Buttercream em Recife, agora com opções veganas. “É realmente um sonho participar de um programa que eu sempre acompanhei pela tv, e que um dia, não sei se por medo ou falta de criatividade, nunca imaginei estar lá, dentro da telinha”, afirmou.
Confira, abaixo, o vídeo de apresentação: