João Emanuel Carneiro fala sobre falta de personagens LGBTQIAPN+ em novelas: "Censura interna"

João Emanuel Carneiro é o autor de Mania de Você, próxima novela das nove - Divulgação/Globo
João Emanuel Carneiro é o autor de Mania de Você, próxima novela das nove - Divulgação/Globo

João Emanuel Carneiro é autor de Mania de Você, próxima novela das nove da Globo, que estreia no dia 9 de setembro, no lugar de Renascer (2024). Durante uma entrevista ao jornal O Globo, o novelista, que é casado com o ator Carmo Dalla Vecchia há 18 anos, falou sobre a possibilidade de introduzir uma relação homoafetiva na trama.

O dramaturgo abriu o jogo sobre a ausência de abordagem de temáticas com a comunidade LGBTQIAPN+ em suas produções. “Walcyr (Carrasco) fez mais pela causa. Fiz pouco. Não sei (o motivo)… Talvez pudor, censura interna. Está em tempo de eu fazer mais para corrigir esse erro. O Brasil é um país muito conservador”, explicou.

Na sequência, comentou que as novelas invadem as casas das pessoas, ao contrário das produções de streaming que são escolhidas ativamente pelos espectadores.

“Você invade a casa das pessoas com a novela. Não é uma coisa que elas põem no streaming, que escolhem assistir. Elas estão assistindo. Você precisa ter um filtro grande”, destacou.

Animado, Carneiro promete arriscar com o desenvolvimento de uma história ousada e provocativa. “É uma história bem ousada. São personagens interessantes, ao mesmo tempo contraditórios e multifacetados. (…) Tem várias coisas provocativas para o telespectador”, adiantou.