JACK TWIST

Júlio Oliveira detalha personagem gay no teatro: "Inúmeras mensagens sobre a importância que o filme teve"

Júlio Oliveira interpreta Jack Twist, no clássico O Segredo de Brokeback Mountain - Divulgação/Tercianne Melo
Júlio Oliveira interpreta Jack Twist, no clássico O Segredo de Brokeback Mountain - Divulgação/Tercianne Melo

Júlio Oliveira deu detalhes sobre a responsabilidade de viver um dos personagens mais emblemáticos do clássico O Segredo de Brokeback Mountain no Brasil. O espetáculo estreou na última quarta-feira (07/08), pelas mãos do diretor Moacyr Góes no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

Conhecido por estrelar algumas produções voltadas para o público LGBTQIAP+, o ator conversou com à revista Caras sobre o novo projeto baseado no conto de Annie Proulx que narra a história de amor dos cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist, o qual fez ele se mudar para a capital fluminense, onde fará a estreia da primeira temporada do espetáculo.

“Eu tenho recebido inúmeras mensagens de fãs sobre a importância que o filme teve na vida deles. É de uma responsabilidade imensa dar vida a um papel tão marcante do cinema, feito magistralmente pelo Jake Gyllenhaal, que levou inúmeros prêmios por esse personagem. Quando já existe uma régua comparativa, a expectativa do público sempre aumenta”, destacou.

Se preparando para a peça há alguns meses, Júlio, que irá dividir o palco com Marcéu Pierrotti, conta que a oportunidade de contar a clássica história do amor entre os dois jovens cowboys americanos através de testes, os quais precisou enfrentar por alguns meses entre pré-seleção, audições e fases presenciais.

Intérprete de Jack, o artista confessa que ele e o personagem compartilham de alguns detalhes da personalidade. “Jack é o tipo de ser humano que a vida machuca por se viver com intensidade. Esse é o principal ponto que nos aproxima”, afirmou.

Sucesso no cinema desde o lançamento do filme homônimo de Ang Lee, o maior indicado do Oscar de 2006 com oito menções e vencedor de três estatuetas, a peça, adaptada por Ashley Robinson e com músicas de Dan Gillespie Sells, é uma produção inédita no país e visa trazer questionamentos sobre intolerância e a complexidade dos sentimentos humanos.

Situada no verão de 1963, a história segue Jack e Ennis, que se conhecem enquanto trabalham cuidando das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain, interior dos Estados Unidos.

Após passarem semanas isolados, no frio e em más condições de trabalho, começam a criar uma intimidade que se transforma em um romance intenso e conflituado, deixando marcas profundas em suas vidas. Ao longo de 20 anos, mesmo casados e com filhos, o amor entre os dois os atrai repetidamente de volta à montanha, onde compartilham um mundo fora do mundo.