CRIME

Marcelo Cosme quebrou o silêncio após piada homofóbica: "A diversão de uns pode representar o soco na rua"

Marcelo Cosme lamentou ter sido alvo de homofobia na TV - Reprodução/Instagram
Marcelo Cosme lamentou ter sido alvo de homofobia na TV - Reprodução/Instagram

Marcelo Cosme, de 44 anos, quebrou o silêncio na noite desta quinta-feira (25/07) e publicou um relato após Emílio Surita fazer piadas homofóbicas sobre ele no programa Pânico, da Jovem Pan News. O apresentador imitou na última terça-feira (23/07), os trejeitos do âncora, que é gay assumido, durante seu trabalho na TV.

O jornalista, que comanda o Em Pauta, um dos programas de maior audiência da GloboNews, destacou em seu texto publicado nas redes sociais a importância de respeitar as diferenças e enfatizou que a LGBTfobia é crime e é passível de punição no Brasil.

“A gente nunca espera ser alvo de discriminação, mesmo que ela esteja ali, sempre como um fantasma para quem é da comunidade LGBTQIA+. A gente também não se acostuma com o preconceito, ainda que ele faça parte do cotidiano. E a gente não pode se conformar e nem normalizar seja qual for a forma que ele se apresente, seja a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo e/ou qualquer outro tipo. E muito menos entender a discriminação como uma simples piada”, iniciou ele.

Na sequência, ele criticou aqueles que minimizaram as críticas a Emílio por “ser de uma outra geração”, em que supostamente não havia problema em ser “politicamente incorreto”. “A diversão de uns pode representar e incentivar o soco na rua, a lâmpada na cabeça e outros ataques. A gente precisa evoluir e não retroceder. O crime precisa ser visto como crime. Respeitar cada um e suas diferenças nos une. Não é uma pauta apenas brasileira, é uma necessidade mundial. “, destacou.

“Eu tenho uma família que me ama, amigos que me respeitam, colegas de trabalho que me apoiam e até desconhecidos que me abraçam. E quem não tem? Quem é calado, abusado, sufocado, morto? É por mim e por estes que sempre vou me posicionar contra qualquer tipo de preconceito”, desabafou.

“Aquela máxima ‘os cães ladram e a caravana passa’ me guia. Seguimos! Atentos, vigilantes e com uma boa dose de amor e felicidade! O amor e o respeito são o caminho!”, finalizou. Na aba dos comentários do post de Marcelo, o repórter recebeu o apoio dos fãs, internautas, artistas e profissionais de comunicação.

“É isso, meu amigo, sigamos no amor e no respeito”, declarou Leilane Neubarth. “Estamos juntos!!!”, reforçou Mauro Sousa. “Conte comigo, sempre! Houve um ataque que pode ser considerado crime. É um caso para a justiça”, observou Giuliana Morrone. “Amor e respeito! Sigamos! Juntos!”, afirmou Aline Midlej. “Não passarão. Estamos juntos nessa! E em tantas!”, frisou Daniel Adjuto.

Vale destacar, que após a repercussão negativa, no mesmo dia do episódio, a Jovem Pan pediu desculpa nas redes sociais pelo comportamento de Surita e enalteceu Cosme, confira, clicando aqui!.

Confira, abaixo, a publicação: