ABRIU O CORAÇÃO!

Marcos Pitombo reflete sobre exposição forçada de sua orientação sexual

O ator acredita que a versatilidade dos atores LGBTQIAPN+ é uma conquista importante para a representatividade no cinema e na TV

Marcos Pitombo - Divulgação
Marcos Pitombo - Divulgação

No último sábado (19/10), Marcos Pitombo, de 42 anos, abriu seu coração em entrevista ao portal Heloisa Tolipan, refletindo sobre sua “saída do armário forçada”, em junho de 2023, quando sua homossexualidade foi revelada publicamente sem seu consentimento.

Durante a conversa com o jornalista Vítor Antunes, o ator classificou a situação como deselegante e desrespeitosa, mas destacou que sempre buscou preservar sua privacidade enquanto figura pública.

“Eu não escondo nada da minha vida, mas tento preservar o máximo possível a minha privacidade, sempre no meio-lugar entre explorar o nosso trabalho e se expor. É uma linha tênue de tentativa e erro. Mas acho que acabei construindo uma comunidade positiva e de muito afeto”, destacou.

Apesar das dificuldades pessoais, o artista ressaltou a importância de figuras LGBTQIAPN+ na sociedade e na mídia, mencionando que a representatividade pode ser uma fonte de empoderamento.

“Eu acho que é importante ter mais pessoas nas quais se olhar, se espelhar, se empoderar em qualquer que seja o assunto ou recorte de sociedade. A gente esteja falando do empoderamento feminino, de pessoas negras, de LGBT’s. Acho que ele é importante nessa representatividade na TV aberta de forma empoderada”, afirmou.

Pitombo também relembrou que antigamente havia um temor que atores gays não pudessem fazer personagens héteros. Razão pela qual muitos deles não tornavam pública a sua homossexualidade. Segundo ele, a versatilidade de um ator é o que realmente conta e acredita que á comunidade LGBTQIA+ devem ser valorizados pela diversidade de papéis que podem interpretar.

“A versatilidade do ator também dá a ele a possibilidade de fazer uma gama cada vez maior de personagens diferentes do seu universo. Acho que o ideal é ver atores LGBT’s fazendo personagens de uma forma digna”, frisou.

Vale destacar, que Marcos Pitombo está de volta aos palcos com Clarice & Nelson – Um recorte biográfico a partir de entrevistas, após alguns anos afastado do teatro. A peça retrata angústias de Clarice Lispector e Nelson Rodrigues.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários