(foto: Reprodução/Instagram)Volmar Santos
Volmar Santos, fundador da primeira torcida organizada LGBTQIAPN+ do Brasil, morreu nesta última segunda-feira (19), aos 77 anos, vítima de problemas cardíacos.
Ele ficou marcado na história do futebol brasileiro ao fundar a Coligay nos anos 1970, em Porto Alegre. A iniciativa surgiu em um contexto de forte preconceito e ajudou a dar visibilidade à presença LGBTQIA+ nas arquibancadas.
Nas redes sociais, o Grêmio time do coração do ativista, prestou homenagem, e lamentou a morte. “É com imensa dor que nos despedimos de Volmar Santos. Ele foi um pioneiro, um sonhador, um símbolo de coragem e amor pelo Grêmio. Seu legado de respeito, diversidade e resistência será lembrado para sempre por todos os tricolores! Sua história vive em nós. Orgulho de ser o #ClubeDeTodos!” escreveu.
A torcida organizada fundada por Volmar Santos, inclusive, ficou em atividade por apenas sete anos, período em que ele precisou retornar à Passo Fundo (RS), sua cidade natal, para cuidar da mãe. Ainda assim, a organizada marcou a história do futebol brasileiro em meio ao período de opressão da ditadura militar, que durou entre 1964 e 1985.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

