SAÚDE

Preta Gil começa 4º ciclo de quimioterapia e fala sobre náusea antecipatória: "Já cheguei enjoada, a cabeça da gente comanda tudo"

Cantora deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta segunda-feira (07/10). Artista divulgou o retorno do câncer em agosto, quando relatou que a doença havia se espalhado por quatro lugares diferentes de seu corpo

Preta Gil começa 4º ciclo de quimioterapia - Reprodução/Instagram
Preta Gil começa 4º ciclo de quimioterapia - Reprodução/Instagram

Preta Gil, de 50 anos, usou as redes sociais para contar que começou nesta segunda-feira (07/10) o seu quarto ciclo de quimioterapia. A cantora fez um post do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faz o tratamento e relatou sofrer com a náusea antecipatória.

Para os seus seguidores, a artista citou que sua médica já havia falado sobre a sensação, mas até então, ela nunca tinha sentido a condição durante o tratamento. Por meio de um vídeo, ela contou que antes só se sentia enjoada quando o medicamento já tinha entrado em seu corpo. No entanto, nesta segunda, ela relatou que já chegou ao hospital enjoada.

“Minha ficha caiu, estou com náusea antecipatória, isso existe de verdade, eu já cheguei aqui enjoada. A cabeça da gente comanda tudo”, contou via stories do Instagram.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, a ansiedade reportada pelo próprio paciente antes do início do tratamento pode desencadear a sensação de náusea e vômito. Ainda segundo o estudo, os pacientes que esperam se sentir nauseados antes da quimioterapia, desenvolveram, em maior número, quadros de náusea antecipatória, de modo diferente daqueles que não tinham a mesma expectativa.

Desde seu diagnóstico de câncer de intestino em janeiro do ano passado, Preta passou por diversas etapas, incluindo cirurgias e sessões de radioterapia. Em agosto, a dona do hit Sinais de Fogo, compartilhou um vídeo dividindo com os seguidores a informação sobre o retorno do tratamento oncológico após o câncer ter espalhado por quatro lugares diferentes de seu corpo.

“Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que tem um câncer primário e foi o que aconteceu comigo, o meu câncer voltou”, contou. “Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e eu tenho um nódulo, uma lesão na ureter”, acrescentou ela, na época.